Muitos fãs da Nintendo, além de comprarem produtos como as várias miniaturas dos personagens da empresa japonesa, descobriram uma alternativa divertida de criar seus próprios itens nintenérdicos, os papercrafts. A minha curiosidade me fez conhecer dois sites especializados nessa arte: NINTENDO PAPERCRAFT e PAPERCRAFT MUSEUM. Neles, é possível escolher papercrafts de diversos personagens da Nintendo e de outras empresas. Escolhido o tema, basta imprimí-lo e colocar as mãos na massa!
Para minha primeira criação escolhi o Luigi. É importante dizer que essa escolha não veio apenas do meu gosto, mas também do nível de dificuldade. Dependendo da complexidade do papercraft, os sites classificam-no como fácil, médio ou difícil. O Luigi é de nível médio. Após imprimí-lo em folha canson (não cometa o mesmo erro em escolher folha sulfite como eu da primeira vez...), peguei cola e tesoura e respirei fundo! (sim, é preciso PACIÊNCIA!)
Os sites mencionados anteriormente ensinam como fazer um papercraft passo-a-passo. Confira AQUI. Há um programa muito útil chamado Pepakura Viewer (que pode ser baixado nesses sites) que possibilita a visualização do projeto em três dimensões. Eis um exemplo abaixo:
Com tal programa, basta clicar nas partes do Luigi para saber seus respectivos encaixes. Com todas essas ferramentas em mãos, mesmo papercrafts considerados difíceis podem ser feitos com maior facilidade. Os vídeos abaixo dão um exemplo da diferença entre um papercraft de nível médio (Hondour) e um difícil (Ike):
Quanto mais difícil o nível de um papercraft, menores e mais numerosas são as partes que o compõe. Enfim, você deve estar se perguntando se meu Luigi deu certo. Após uma semana de dedicação (para não virar um trabalho chato) consegui terminá-lo. Como eu havia dito anteriormente, fiz um grande erro em imprimir em folha sulfite. É simplesmente impossível trabalhar com este tipo de papel. Destruí meu Luigi de sulfite na metade de sua criação (com muito ódio daquele papel) e imprimi em canson. O resultado pode ser conferido abaixo:
Após terminar o Luigi, fiquei com vontade de fazer muito mais! Criei o Blathers (da série Animal Crossing), ShyGuy (da série Mario) e o Link de The Legend of Zelda Ocarina of Time:
Espero ter encorajado alguém a se aventurar nesse mundo dos papercrafts. A experiência é muito boa, principalmente ao término de um personagem que gostamos. Entrem nos sites que passei e boa sorte! E se criarem algum papercraft, mandem em nosso e-mail e publicaremos aqui no blog!
Fala Panetas.
ResponderExcluirEu acho animal essa arte. Tentarei fazer algum.
Ficou animal mano, parabéns.
Próximo passo é fazer o Link em tamanho real heim?
Que fofos Felipe, quero um.
ResponderExcluirPara ter uma ideia, Daniel, esse Luigi é um papercraft de duas páginas. Já o Link de tamanho real é de 197 páginas!!!!
ResponderExcluirQuem sabe um dia eu o faça...haha!
show...eu sempre tive vontade de fazer..mas sei que na metade eu perco a paciencia e acabo parando hauahauh
ResponderExcluirPena que eu não tenho paciência para ficar montando isso, pois adoraria.
ResponderExcluirSobre arquivos papercraft, eu não fiz isso (quem dera...)mas eu postei no meu blog faz um tempinho um Link em tamanho real. Se quiser dar uma olhada, só ir aqui http://gamesupra.wordpress.com/2009/09/13/link-em-tamanho-real/
Abraços!
muito boa postagem!,eu sempre fui fã de fazer esses bugigangas de papel e coisa a mão mas os pappercrafts são bem legais de se fazer,é quase como uma terapia,e é muito realizador ver folhas de papel se tornar bonecos incriveis! outra coisa incrivel é a coleção de games lá atras na foto XD
ResponderExcluirshow ja fiz varios papercrafts
ResponderExcluirto gostando muito dessa arte !! parabens ai pela postagem
adoro fazer papercrafts
ResponderExcluirJá fiz um Toon Link, um Kirby e uns bichinhos também
muito bom ... estou aprendendo ainda ....
ResponderExcluir