13 de jul. de 2009

Será que a série Zelda possui um enredo único?

A maioria dos fãs da série The Legend of Zelda já deve ter questionado se aquele Link de Ocarina of Time possui alguma relação com o de Twilight Princess e tentou formular uma série de relações entre eles. À medida que um novo game da série é lançado, surgem mais especulações, principalmente no Youtube, que procuram relacionar todos os eventos e formar um único enredo. Um vídeo no Youtube sobre esse tema ficou tão famoso, que acabou sendo enviado à Nintendo com o propósito de obter alguma resposta positiva da empresa. Confira o tal vídeo abaixo e veja a resposta da Nintendo em sequência. Você concorda com o enredo proposto pelo vídeo? Ou acha que é pura viagem?








Fonte.

13 comentários:

  1. por isso nao gosto de zelda...que confusão!!!

    ResponderExcluir
  2. muito bom, faz sentido a teoria dele

    ResponderExcluir
  3. Hmm.. o AVGN(Angry videogame nerd) fez algo assim, só que reclamou, aliás, recomendo os videos dele, rio muito dele :)
    http://screwattack.com/AVGN/2008/Zelda

    ResponderExcluir
  4. eu chamo "cultura zelda", é tipo final fantasy, deixou de ser série, ou melhor, nunca foi. Os executivos encaram como franquia, mas odeio esse termo.. xD

    ResponderExcluir
  5. Talvez eu não tenha entendido ou talvez tenha, mas o fato é que, ao contrário do q ele diz, não consegui enxergar a conexão q ele afirma ter criado entre todos os games, porque ele criou duas linhas de tempo paralelas q aparentemente não se complementam ou se relacionam (a não ser pelo OoT q seria o elo entre as duas). Então metade dos games (a da esquerda) não parece se relacionar com a outra metade (a da direita). Se alguém tiver entendido diferente de mim, por favor explique.

    ResponderExcluir
  6. Luiz, o que o autor do vídeo propõe é que, ao final de Ocarina of Time, ocorrem dois finais diferentes: o do futuro e o do presente. Como não há mais contato entre ambos os períodos de tempo, são criadas duas sequências distintas: uma que link volta no tempo (volta ao presente) e corre para pedir a ajuda de Zelda para derrotar Ganondorf e sai para procurar a Navi; e a outra em que Ganon, no futuro, reaparece, sendo necessário um novo Link para impedí-lo.

    ResponderExcluir
  7. Mas isso sinceramente não cabe na minha cabeça (tá, eu sei q aí o problema pode ser comigo heheheh). O Link de Ocarina é um Link só, e não tem como ter dúvidas disso. Logo, pra mim, não consigo ver como é possível que esse mesmo Link tenha duas "vidas" diferentes. Me passa a impressão de que, embora isso não tenha sido pensado dessa forma pelo autor, ele trata Link adulto e Link criança como se eles não fossem interconectados, e eles são, sempre vão ser. O Link criança necessariamente se tornará o Link adulto, por isso pra mim eles deveriam estar em uma mesma seqüência, e não criar duas, como se fossem "dimensões" paralelas. Mas aí tb entra minha opinião pessoal, claro.

    ResponderExcluir
  8. Ah, só pra garantir, sou o mesmo Luiz que postou antes! hehehe. Só esqueci de entrar com a mesma conta.

    ResponderExcluir
  9. É como se nós tivéssemos o poder de acompanhar dois diferentes períodos de tempo e que cada um tenha sua própria continuação. Uma delas: Link voltou ao presente e pediu ajuda à Zelda. Na outra: Link voltou ao presente, mas mesmo assim a Nintendo continua com a porta do futuro aberta e lança jogos que se assemelham com aquele período. É meio estranho, mas faz sentido. É claro que cada um decide no que acreditar, mas é legal ver o que cada um pensa.

    ResponderExcluir
  10. Hmmmm... eu continuo não achando q faça sentido! hehehe. Mas respeito o trabalho q o cara teve, sem dúvidas ele não teria esse trabalho todo pra algo q pudesse ser tão facilmente contestado, eu q estou mto resistente à idéia mesmo.

    Resposta da Nintendo foi bem mala, mas ao mesmo tempo eu gosto q eles não esclareçam tudo, isso mantém o debate e estimula a imaginação e a criatividade dos fãs (como esse rapaz do vídeo).

    ResponderExcluir
  11. Acho que se realmente tivesse uma linha do tempo na série, os jogos explicariam isso de maneira clara. Não acho que as coisas seriam tão subjetivas assim. Até porque se trata de uma obra de ficção e pode ser facilmente contada caso a Nintendo quisesse. O que eu sempre achei é que existe uma lenda da princesa Zelda e a Triforça, sendo que em cada jogo ela é recontada. E os outros jogos são esquecidos. Como se fosse um reboot. Isso acontece de tempos em tempos nos quadrinhos também, como por exemplo na história de Superman, que a partir de 1986 ela foi contada do zero, ignorando as histótias do passado, como o cachorro Crypto e a prima Supergirl.

    Mas existem sim alguns jogos da série Zelda que são continuações diretas, com o mesmo Link: O Link de "A Link to the Past" e "Link's Awakening" é o mesmo. O de "Ocarina" e "Majora" é o mesmo. O de "Zelda 1" e "Zelda 2" também. Assim como "Wind Waker" e "Phantom Hourglass". O resto é pura especulação e fan-service.

    ResponderExcluir
  12. Acredito completamente em o stalfo que ensina os golpes a link em twilight ser o link de ocarina e majoras alem do que o video disse tbm pelo fato dele ser um lobo e ensinar a link as mesmas musicas de ocarina e majoras, soh n faz sentido para mim ele ir atras de navi, acredito que o fato dele sair de hyrule eh para que ganondorf n possa entrar no temple of time. O fato da nintendo dizer que n existe uma linha para todos os jogos eh que eles podem ser a mesma lenda contada de formas diferentes com algumas continuaçãoes(ex:ocarina + majoras, wind waker + phantom hourglass) ou apenas sagas diferentes, para que haja sempre um link uma zelda e um ganon ou outro ser influenciado por seu poder,como em mario as coisas sao sempre as mesmas, pq os tres juntos formam a triforce, mas soh vou completar td isso quando ver esses novos zeldas de ds e wii,agora sonhando um poko acho q seria legal fazerem o dark link nesse novo zelda wii com mais sentido e historia que o do ocarina, e quem sabe um dia como no super smash bros brawl herois e viloes n se unam para derrotar um mal maior XD
    pela a atwork vemos que terá ganondorf e se encherguei bem zant tbm e se derrepende enlouquecer um poko talvez uns gorons hehe, vi isso no youtube
    ok isso n eh tudo mas o suficiente

    ResponderExcluir
  13. Essa linha do tempo confusa é fruto do foco da Nintendo/do próprio Miyamoto na jogabilidade.
    Acredito que exista sim uma linha do tempo coerente, mas não existem informações o suficiente nos jogos para encaixar absolutamente todos os jogos.
    O jeito é aproveitar os jogos e se divertir percebendo as ligações visíveis entre eles. Ficar tentando montar uma timeline completa é suicídio...
    (não que isso me impeça de ter uma formada na minha cabeça).

    ResponderExcluir