24 de ago. de 2007

JOGAMOS METROID PRIME 3 - CORRUPTION!! HANDS-ON AQUI!!

Bem, acabo de jogar Metroid Prime 3. Depois de muito andar, e problemas pessoais me importunando no meio do caminho, aqui vos conto minhas experiências.

Fui até a loja WWW do shopping Iguatemi, que estava vazia. Lá pedi para jogar Metroid Prime 3, e logo fui gentilmente atendido. O representante da Nintendo tinha acabado de começar o jogo, então perdi a apresentação. Ele me passou os controles, e me deu uma rápida explicadinha de como controlar. Ensinou-me a strifear, a mirar e a scannear. Tive no início um pouco de dificuldade para me acostumar com os controles, pois "tudo" havia mudado desde o Metroid 2 do Cubo, o qual eu já havia jogado.

O direcional do Nunchako controla a movimentação, porém se você apertar para direita ou esquerda, a Samus strifeia. Para olhar em volta, deve-se usar o ponteiro do Wiimote, o que eu senti de leve um pouquinho de dificuldade para me acustumar a apontar para onde eu queria olhar. Como vinha do Metroid 2, meu reflexo era usar o direcional. Mas com uns 5 minutinhos, já havia me acostumado.

Bem, andei pelos corredores iniciais até ficar preso numa porta. O atendente da Nintendo não sabia o que tinha o que fazer, então eu dei uma fuçada e descobri uma salinha com o Grapping Lasso. Peguei o item. Voltei novamente à porta e o usei. BEM LOUCO, pois para tal você precisa mirar, segurar o Z e, com o nunchako, simular um lançamento de laço. Ou seja, movimentar o Nunchako para frente e depois dar um puxão. Assim a porta arrebentou-se e pude então prosseguir.

Continuei andando, tive de virar Morph Ball uma hora para passar por um tubo e um caminho zuado, quando me deparei com o meu primeiro inimigo num corredor estreito. MINHA PRIMEIRA BATALHA!! Comecei atirando nele, tomei uns tiros mas percebi uma brecha no canto direio do corredor, e me escondi nela. Saía, atirava e me escondia. Carreguei o tiro e dei um super tiro, matando ele. Realmente a sensibilidade da mira é muito grande, precisão de milímitros nos movimentos de seu pulso, mas responde HIPER BEM. Para onde você apontar, perfeitamente lá estará ela, ou seja, você terá de ter destreza para acertar o alvo. No início eui errei bastante, e não consegui lockar a mira. O atendente me explicou que era com o Z.
Continuei avançando, puxei uns blocos com o Grapping Lasso (bem divertido), e abri uma porta explodindo com um míssil. Bem, cheguei no momento derradeiro, A BATALHA NA PLATAFORMA DE POUSO!

Logo avistei uns 5 inimigos, todos ocultos atrás de caixas do outro lado da plataforma. Logo tratei de me esconder, pois entrei ali achando que já iria morrer, apesar do Life cheio. Fui matando um a um, consegui efetuar o lock de mira, que funciona muito bem, mas eu estava tomando muito tiro, os 5 me cercaram. Entretanto, eu pulava e atirava e me escondia em boxes, e ao sair lançava um tiro carregado. Consegui matar os 5. O legal é que alguns deles portavam uma espécie de escudo que repelia seus tiros, então a solução era se aproximar dele, lançar o Grapping Lasso e arrancar o escudo "à força"! Ri e me diverti muito nesse momento, bem criativo, porém assim que você arranca o escudo ele já te enche de tiro, tive de ficar esperto e matá-los logo após escudo arrancado. Todos morreram, e eua chava que havia saído vitorioso. Entretanto, para meu desespero, vieram mais dois inimigos, desta vez alados de energia e com 2 "pods" criando um escudo á frente deles. Eu tomei um sarrafo feio, tava difícil de matá-los, e estava quase morrendo. Tentava mirar naqueles pods a fim de destruí-los e tirar o escudo de energia, mas como eu ia morrer decidi apelar para o míssil. No pó, faltando 10 de Life, matei os dois. Novamente suspirei aliviado e feliz, havia vencido!

MAS NÃO!!!!! Veio uma nave, e começou a me metralhar de tiros!! E inclusive ela destruiu todas as caixas, estava sem proteção nenhuma!!! Eu ficava de uma lado para outro strifando, pulando e tentando desviar dos tiros. Carregando minha arma e segurando, eu atraí alguns tanks de Life que encheram um pouco minha energia, mas eu já estava morrendo! De repente, uma cutscene entra, e mais 3 naves aparecem!!!! Pensei "Bem, vou morrer e vou embora, voltar pro trampo..." Entretanto, vejo a nave sendo derrubada por uma energia de gelo! Mais outros tiros de gelos fizeram as outras 2 naves baterem-se uma contra a outra, e a quarta explodiu com outra rajada de gelo. Quando vejo, chega ao meu lado um outro Caçador num longo pulo!!! Ele havia me salvado! Surpreendi-me, e ele me dá instruções para fazer uns negócios EM UMA VOZ ROBÓTICA! HÁ VOZ EM METROID, para os haters. Então ganhei um item que convocava minha nave, e assim o fiz. Entreguei o controle para o atendente, e fui embora, já havia ficado ali 20 minutos, e precisava urgentemente voltar para o trampo.

Bem, graficamente, Metroid Prime 3 teve uma boa evolução em relação ao 2. Não achei que foi o mesmo salto comparando-se Mario Sunshine com Mario Galaxy, diria que 50% disso. Tá certo que eu estava jogando numa TV LCD 50'' ligada com cabo COMPOSTO, o que me trouxe serrotes adoidados e muitas flahas na tela, o cabo tava uma bosta, com muito mau contato, segundo o atendente. Ainda, eu estava com o olho direito todo embaçado, minha lente de contato está uma merda e preciso trocá-la. Mas, por outro lado, pude perceber muito mais elementos na tela, e no ambiente aberto (plataforma) é nítida a sensação de amplitude de espaço. Outra coisa que me chamou atenção foram os tiros nos canhões, parece que há uma treta rolando, e também os efeitos de partículas, muito perfeitos!

Quanto à jogabilidade, é meio aquilo que já falei: difícil nos primeiros 10 minutos, mas depois pega-se a manha com a imensa precisão e acostuma-se. Os controles ficam hiper precisos mesmo, de longe eu acertava fácil os inimigos, e eu nem usei muito o lock para terem idéia, sempre o esquecia!! Foi tudo na mira crua mesmo!! E prova maior de que os controles são ótimos é o fato de que eu consegui vencer a batalha na plataforma de primeira, apenas utilizando minha experiência de Metroid 2. Lembrando que não tenho Wii, ou seja, não estou acostumado com Wiimote, apesar de jogar muito esporadicamente Wii de amigos. Então pode ser isso mais uma razão da minha leve "estranheza" (prefiro assim chamar) com os controles.

No mais, fiquei abismado com o jogo: movimentação ampla, batalhas sensacionais e empolgantes de serem travadas, gráficos ótimos para o Wii. Compra certa.

3 comentários: