8 de out. de 2007

Conheça o Play-Yan (e outras bugigangas)!

Depois de algum tempinho preparando este material, eu, Ainnem, retorno. E, feliz, apresento-lhes o Play-Yan!

Nem todo mundo conhece este obscuro (pelo menos no ocidente) acessório para o Game Boy Advance, lançado oficialmente pela Nintendo apenas no Japão. Sendo direto e reto, ele é uma "resposta" para aqueles que criticaram a falta de suporte multimídia no GBA. Sim, "resposta" com aspas pois o GBA e o Nintendo DS nunca tiveram a obrigação de, originalmente, fazerem mais do que o básico: rodar jogos. Se os portáteis tivessem "função player multimídia" nativa, apesar de muito desejada por um grande número de fâs da empresa, encareceria o custo final do aparelho. A solução, a mais acertada na minha opinião, foi criar e lançar este acessório, o Play-Yan, que seria dedicado às funções multimídia: executar músicas e vídeos no GBA ou Nintendo DS.

Bem, dois fatores me levaram a adquirir esse produto: ano passado eu o vi em mãos, rapidamente, executando o vídeo de Smash Bros Brawl (o jogo que mais aguardo), e fiquei maravilhado com a qualidade de áudio e vídeo. O segundo fator é que eu me transporto para e do trabalho utilizando o transporte público, mais precisamente ônibus, depois trem e depois metrô. Sendo assim, fico 1 hora e meia cada jornada "viajando" por São Paulo. E eu odeio desperdiçar tempo...

Ainda, uma sede de adquirir apenas produtos oficiais Nintendo acometeu-me. Eu poderia comprar um MP4 player, mas fazendo as contas vi que o Play-Yan sairia o mesmo valor, entretanto é produto oficial e me manteria com apenas um aparelho, o DS, poupando-me de mais uma bugiganga extra.


Comprando o Play-Yan - A Saga

Para adquiri-lo foi dureza. Primeiramente tentei no site Play-asia.com, o qual havia o Play-Yan disponível. Entretanto, no momento em que acessei o site para efetuar a compra, estava esgotado, e assim se mantém até hoje. Pensei então em tentar no eBay. Achei um leilão, e o acompanhei durante 15 dias. Quando fui dar o lance derradeiro faltando 20 segundos para acabar, o eBay me deslogou por time-out. Fiquei desgraçado da cabeça! Entretanto, encontrei mais outro leilão de Play-Yan que iria terminar horas mais tarde. Dessa vez, minha leeeenta conexão impediu-me de ganhar. Foram duas frustrações no mesmo dia.

Bem, minha última chance foi pensar em apelar a um camarada que eu conhecia via MSN que mora no Japão. Minha idéia era comprar em meu Cartão de Crédito Internacional no site da Nintendo do Japão, e mandar entregar o Play-Yan na casa desse amigo (a Nintendo do Japão não entrega fora do país). Assim sendo, aproveito para mandar um enorme abraço para o Fabio Hakoyama, cuja gentileza, amizade e camaradagem foram essenciais para esse sonho nintendista ser realizado. Fabio efetuou para mim a compra no site da Nintendo, colocando o meu nº de cartão. Em 3 dias, o aparelho chegou à casa dele!!!

Bastava agora Fabio enviar-me o aparelho. Mas, quando eu menos esperava, a gentileza dele foi além: junto do Play-Yan, Fabio enviou-me vários brindes japoneses: diversos folders de jogos, catálogos, uma miniatura do jogo Pokémon Trozei e até mesmo um boneco do Baby Mario que ele ganhou numa daquelas máquinas de "caça ao bichinho de pelúcia com a garra"! Confiram nas fotos abaixo:


Detalhe da caixa


Close no bonequinho do Baby Mario


"Coisinhas" reunidas


Folhetos promocionais de jogos



Mais folhetos


Principais detalhes do Play-Yan

Bem, mas o "prato principal" era mesmo o Play-Yan. Rapidamente tratei de carregar um SD Card com MP3s para testar. E, na primeira "tocada", percebi que não me arrependi nem um pouco dessa aquisição: o aparelho era competentíssimo. A qualidade do áudio era perfeita! Rapidamente, abaixo, farei alguns esclarecimentos sobre o funcionamento do Play-Yan.


Tela de entrada do Play-Yan

- A interface do aparelho é, no mínimo, criativa: bonequinhos que caminham por um edifício. Os diretórios criados no SD Card são encarados como Portas. Para acessar um diretório com músicas, basta mover o bonequinho (com o direcional+, para a esquerda ou direita) até a porta com o nome do diretório desejado. Ele vai entrar nessa porta. Para tocar uma música, basta mover o bonequinho com o direcional+ até a música e apertar o botão A. Para parar a música, utiliza-se o B. Para pausar, utiliza-se o Start.


Lista das pastas de músicas

- Entretanto, ainda há mais funções: o botão Select as controla. Apertando-se o Select, você pode escolher o tipo de repetição: nenhuma (ele toca todas as faixas e, no final, pára), repetição por álbum (ao terminar o álbum, ele volta a tocar a primeira música), repetição apenas de uma faixa ou ainda execução randômica (ele sorteia aleatoriamente uma faixa).


Escolha músicas ou vídeos

- Quanto à equalização, o Play-Yan não a possui de modo avançado. Entretanto, ele possui 2 efeitos muito interessantes: apertando os botões Select + L, é ligado o modo BASS para encorpar as "batidas". Segurando o botão L e apertando para cima no direcional+, é adicionado um efeito similar ao WOW do Windows Media Player, tendo diferentes níveis de intensidade. Ambos os efeitos são bem eficazes.


Visão frontal do acessório

- Para finalizar: apertando simplesmente o direcional+ para cima ou para baixo, o volume é regulado. Este é um ponto forte do Play-Yan, pois o volume máximo é MUITO ALTO. Para os masoquistas que gostam de explodir os tímpanos, como eu, é um prato cheio. Um recurso interessante no quesito volume é que, caso uma música seja pausada, o aparelho reduz o volume dela para um nível médiano e seguro. Assim, ao despausar a música, você não corre o risco de tomar aquele grande susto com uma barulheira repentina, situação que creio que todo mundo já passou.

- Falando agora sobre execução de vídeos: ao acessar a tela de vídeos, há um elevador que seu bonequinho sobe e desce a fim de rolar para cima ou para baixo a janela de vídeos (no caso de haver muitos arquivos). Cada arquivo é representado por um thumbnail do primeiro frame de si próprio. Ao pressionar o botão A, a execução é iniciada. Botão B interrompe, Start pausa. A proteção de volume para pausa também funciona nos vídeos.

- Pode-se ajustar o brilho do vídeo, função muito útil dependendo da iluminação externa do ambiente. Para isso, os botões L e R diminuem ou aumentam, respectivamente, o brilho.

- Para adiantar um vídeo durante a execução, simplesmente pressione para direita no direcional+, ou para esquerda no caso de retrocesso. O legal aqui é que, para vídeos muito longos, se você quer assistir os últimos minutos, o sistema é inteligente emdetectar e acelerar cada vez mais conforme o tempo de pressionamento do botão. Assim chega-se mais rápido ao ponto desejado.

- A qualidade do vídeo é estupenda, ainda mais em um Nintendo DS Lite.

- Para execução de áudio o botão Start, se pressionado por 2 segundos, liga o Auto Sleep, que é uma função onde o aparelho mantém a execução da música, entretanto desliga a tela. Isso resulta numa economia grande de energia. Assim, é só enfiar o DS no bolso e curtir apenas o áudio.

- Alguns detalhes divertidos da interface: durate a execução das músicas, na parte inferior da tela aparecem bonequinhos correndo, carros passando e helicópteros voando, simulando o "rush" da cidade. Ao acessar uma "porta" (pasta) com muitos arquivos, o Play-Yan necessita fazer um loading de 2 segundos em média. Mas, ao invés de simplesmente aparecer escrito a palavra "Loading" como de costume, uma imagem de um bonequinho e um cachorrinho aparecem, escrito "Wait", como se o dono estivesse dando a ordem para o cão esperar (alusão divertida ao usuário).


Visão demonstrando a entrada do SD Card

Veredito final

O Play-Yan é um ótimo add-on para o GBA e Nintendo DS. Ainda mais para o Nintendo DS, onde você pode espetar o Play-Yan no slot do GBA e "esquecê-lo", sem precisar removendo toda hora, deixando a função multimídia praticamente "nativa" do DS. Obviamente ele não possui recursos avançadíssimos de execução, como equalizadores, playlists, legendas, etc., mas o básico ele faz com primor. Para as minhas necessidades, ele caiu como uma luva, e fica muito fácil e rápido parar de jogar para começar a assistir um vídeo, por exemplo. Seu preço no site da Nintendo é de 5.000 Yens, o que me custou R$88,00, baratíssimo também, levando-se em conta que tocadores de MP4 estão custando em média R$150,00.

Pontos negativos? Eu só consegui enxergar dois: o Play-Yan só executa arquivos MP3 para áudio e MP4 para vídeo. Ou seja, é necessária uma conversão se o formato original do arquivo for diferente. O outro ponto negativo é que ele só aceita SD Cards de até 1 GB. Testei com um de 2 GB mas ele não reconhece. Entretanto, tais pontos a mim estão passando desapercebidos, não me afetam em nada. Vejam agora o que está bombando em meu Play-Yan:

- Eurodance dos anos 90

- Game Music (principalmente Nobuo Uematsu) e anime music (diversos)

- Spice Girls (Ao Vivo em Paris 98, para celebrar a nova turnê que se inicia agora em dezembro. Espero que venham para cá!)

- Seriado: Californication (recomendadíssimo, MUITO engraçado!)

- Anime: Hellsing

- Programas gerais do History Channel (principalmente Combates Aéreos, UFO Files, e A Origem das Coisas. Eu gravo os programas no PC, pois nem sempre posso assistí-los, então os assisto no trem/metrô)


Tenho gosto duvidoso? Claro, sou um Nintenerd!

8 comentários:

  1. Muito bom Ainnem.

    O Fábio foi gente boa demais mesmo, e os extras foram fod.as hehe..

    Tirando o lance da Spiice Girls, não acho que vc tenha um gosto duvidoso..

    Abração mano.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela matéria, Ainnem! Agora só falta me dizer como faço para comprar essa belezinha, de um jeito mais "fácil"...


    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. ate que enfim sua analise..
    e fiquei feliz e surpreso que tenha citado meu nome hehehe
    quanto ao seu gosto..nada de duvidoso..tbm tenho esse gosto hahahah

    wii: e para as outras pessoas...só aceito encomendas de algumas pessoas ...nao me mandem email..hauhauhauha

    ResponderExcluir
  4. ahh...xique hein...colocou meu nome até em negrito

    ResponderExcluir
  5. Aeeee, finalmente um review do Play-Yan hehe, to atrás dele à tempos. Ele fica perfeito no GBAMicro, fica igualzinho a um mp3 player! Sempre quis ter um. Ei, Ainnem, foi muito caro???

    falow!!

    ResponderExcluir
  6. drey: Seu preço no site da Nintendo é de 5.000 Yens, o que me custou R$88,00, fora o envio que paguei ao Fabio.

    Outras maneiras de adquirí-lo é ficar de olho na PLay-asia.com pra ver se volta em estoque ou então vencer algum leilão no eBay.

    ResponderExcluir